Técnico em Análises Clínicas
Informações Gerais:
(Portaria de Autorização de Funcionamento SEE nº 455/2008 de 31/05/2008, Portaria de Reconhecimento do curso SEE nº 505/2010 de 17/04/2010)
O Técnico em Análises Clínicas auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório – automatizadas ou técnicas clássicas – necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Colabora, compondo equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas. Opera e zela pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde. Em sua atuação é requerida a supervisão profissional pertinente, bem como a observância à impossibilidade de divulgação direta de resultados.
Possibilidades de temas a serem abordados na formação:
Parasitologia, microbiologia, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular, urinálise, fisiologia, química, preparo de soluções e biossegurança.
Possibilidades de atuação:
Hospitais, clínicas, postos de saúde, laboratórios de diagnósticos médicos, de controle de qualidade em saúde, de pesquisa e ensino biomédico.
Duração e estrutura do curso:
O curso de Técnico em Análises Clínicas está estruturado em três módulos, tendo:
- Carga Horária Teórica de 1200 horas;
- Carga Horária de Estágio Supervisionado de 240 horas.
Requisitos de acesso ao curso:
- Ter idade mínima de 18 anos;
- Apresentar os seguintes documentos (com fotocópia) no ato da inscrição: Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física – CPF, Registro Civil – Certidão de nascimento ou casamento, Titulo de Eleitor, Documento Militar (para alunos do sexo masculino), Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
- Fornecer 01 foto 3×4 recente.
- Comprovante de residência
Certificados e diplomas expedidos aos concluintes do curso
Será conferido o Diploma de Técnico em Análises Clínicas aos alunos que concluírem o Estágio Supervisionado e forem aprovados nos Módulos I, II e III, tendo, contudo, que apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Só então lhe fica assegurado o direito ao exercício legal da profissão.
Autorizados e reconhecidos pelo MEC