Técnico em Enfermagem
Informações Gerais:
(Parecer CEE nº 104/00 de 12/02/2000, Portaria SEE nº 277/00 de 17/03/2000, Parecer CEE nº 539/02 de 29/07/2002, Reconhecimento SEE nº 1908/02 de 09/10/2002)
O Técnico em Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde–doença. Colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias. Promove ações de orientação e preparo do paciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.
Possibilidades de temas a serem abordados na formação:
Processos saúde–doença e seus condicionantes; Políticas de saúde; Anatomia, fisiologia, nutrição, farmacologia, microbiologia e parasitologia; Processo de trabalho, humanização, ética e legislação profissional; Fundamentos da enfermagem. Enfermagem neonatológica, obstétrica, neuropsiquiátrica e UTI; Suporte básico à vida; Biossegurança.
Possibilidades de atuação:
Hospitais, clínicas, postos de saúde, empresas e domicílios.
Duração e estrutura do curso:
O curso de Técnico em Enfermagem está estruturado em quatro módulos, tendo:
- Carga Horária Teórica de 1200 horas;
- Carga Horária de Estágio Supervisionado de 600 horas.
Requisitos de acesso ao curso:
- Ter idade mínima de 18 anos;
- Apresentar os seguintes documentos (com fotocópia) no ato da inscrição: Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física – CPF, Registro Civil – Certidão de nascimento ou casamento, Titulo de Eleitor, Documento Militar (para alunos do sexo masculino), Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
- Fornecer 01 foto 3×4 recente.
- Comprovante de residência
Certificados e diplomas expedidos aos concluintes do curso:
Será conferido o Diploma de Técnico em Enfermagem aos alunos que concluírem o Estágio Supervisionado e forem aprovados nos Módulos I, II, III e IV, tendo, contudo, que apresentar o Certificado de conclusão do Ensino Médio. Só então lhe fica assegurado o direito ao exercício legal da profissão.
Autorizados e reconhecidos pelo MEC